quarta-feira, 21 de agosto de 2013

As más adaptações

Olá pessoas,

Como vão?

Hoje eu resolvi fazer uma postagem sobre adaptações literárias (paródias) que me deixaram de cabelo em pé! E fizeram, eu, que sou uma bibliotecária exemplar (dane-se que eu estou temporariamente desempregada) desejar queimar livros ò_ó

Ah, só para início de conversa, esse post é mais um desabafo que eu queria fazer faz tempo (acho que até já tinha comentado aqui), e deixo claro que eu odeio certos livros, mas não os seus leitores.  E acho muito feio pessoas que ficam tirando sarro e fazendo piadinhas com outras pessoas por causa de suas leituras!

Bom, toda essa vontade de escrever sobre isso surgiu quando um belo dia eu estava navegando pelo site da Saraiva (querendo gastar os moneys que eu não tenho) e vi um título que, para mim, foi uma blasfêmia!!! 50 tons do Sr. Darcy - uma paródia!
Desculpem-me, mas sou uma fã incondicional da Jane Austen, e achei isso uma heresia, do mesmo modo que achei "Orgulho e preconceito e zumbis". Do mesmo jeito que sou fã dos livros pertencentes ao Romantismo brasileiro, e achei uma desgraça a paródia "A escrava Isaura e o Vampiro".

O primeiro livro citado, confesso, obviamente, não li. Do mesmo modo que não li 50 tons de cinza.
Mas até onde vão meus conhecimentos, o último livro acaba por perpetuar a violência de gênero, tentando disfarçar isso de BDSM com romance... E aí vem alguém muito "esperto" e enfia/mistura isso na obra da Jane Austen! A pessoa vai lá e coloca a Lizzie (eu chamo a Elizabeth Bennet de Lizzie, tá) em uma situação de abuso! E o Mr. Darcy como seu algoz! Isso é o cúmulo do absurdo! Primeiramente, a Lizzie é muito orgulhosa, além de segura de si e inteligente para se sujeitar a uma situação dessas, e segundamente, o Mr. Darcy nunca faria isso com ela. Enfim, acho muito feio alguém querer ganhar dinheiro desrespeitando os personagens da Jane Austen! #Carolchatiada

O segundo livro citado, "Orgulho e preconceito e zumbis", eu comecei a ler... e quase taquei ele na parede de tão ruim, ahsuahushauhsuhasa. Sério, acho que queriam fazer um livro engraçado, só que não deu certo, e ficou muito mal escrito, e chato, e sem graça... não vi o mínimo de sentido em colocar zumbis na mesma história que a família Bennet... Ficou o típico livro que você começa a ler e pensa: "que m***a é essa?!" E o pior é que se não me engano também fizeram uma paródia dessas com "Razão e Sensibilidade", acho que o título ficou "Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos"... nem quero chegar perto...

O terceiro livro citado só serve pra pegar poeira... "A escrava Isaura e o Vampiro"... achei mal escrito, cheio de racismo e sexismo, mais um tentando ser engraçado (só que não), e o pior, é destinado para o público infanto-juvenil... eu só terminei de ler porque ele era muito curtinho. E foi um dos piores livros que eu li na vida! Se brincar, acho que foi o pior! E só pra constar, o livro original, "A Escrava Isaura", eu acho super fofinho, é bem aqueles romances que vocês devora em um tarde comendo chocolate *3* E se alguém quiser me dar o box que saiu com os dvds da primeira novela eu aceito também (uai, a novela passou até na China, então deve ser boa =p)

Enfim, essas foram as três paródias que eu peguei nojo e não recomendo pra ninguém u_u E mais uma vez desculpem-me, sou uma leitora tradicional e gosto das minhas histórias bonitinhas e respeitadas! E ah, só pra constar, existem paródias que ficam boas (mas essas três não ficaram)!

Sexta-feira estarei de volta com o habitual "Desafio Lolita", não percam, vocês vão ver meu passado =p

Au Revoir

2 comentários:

  1. Infelizmente não tive a oportunidade de ler os livros da Jane Austin, mas eles já estão na minha lista de futuras leituras^^
    eu li os 3 da "série" 50 tons de cinza, se vc ignorar o machismo dá até p gostar, mas não dá para ler 2X... estou com orgulho preconceito e zumbis em casa mas queria ler o original primeiro ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te recomendo começar com "Orgulho e Preconceito" ou "Razão e Sensibilidade" *3* eles estão entre os romances mais fofos que já vi (se vc quiser posso te passar as mini-séries da BBC, que são ÓTIMAS)

      50 tons de cinza não me desce ¬¬ a autora não teve nem o trabalho de pesquisar minima e decentemente sobre Bdsm... ela tinha que ter o mínimo de responsabilidade social ao escrever sobre isso...

      Excluir