Este é um post programado, como muito neste blog, mas nem por isso, menos importante.
Alias, este é um post especial.
Hoje é meu aniversário.
Tragam presentes.
Aceito Barbies colecionáveis, Pullips, chocolate, burando, livros, uma viagem para Bath...
Vou começar meu post de aniversário com uma historinha:
Era uma vez uma menina muito inteligente que nasceu em um longínquo 16 de março do milênio passado.
Esta menina não cresceu muito em altura, e quando criança, não tinha a melhor das saúdes.
Esta mocinha chamada Caroline, se interessou por música na juventude, mas ao entrar na fase adulta, encontrou na catalogação a sua profissão.
E esta jovem gostava, muito, muito, de estrelas.
Fim!
Poderia ser eu.
Mas não é.
Estou completando um quarto de século, mas há quase três séculos atrás (mais especificadamente no ano de 1750) nascia no dia 16 março, Caroline Herschel.
Descobri sobre a Srta. Herschel no ano passado, caçando por curiosidade na Wikipédia alguém que houvesse nascido no mesmo dia que eu.
Aí descobri uma mulher de mesmo nome.
Solteirona.
Que catalogava.
Ok, ela catalogava estrelas, e eu catalogo material bibliográfico (mas já cataloguei tanta coisa, que se me mandarem catalogar estrelas, catalogo também), mas encontrar sobre alguém do passado que era baixinha, que nasceu no mesmo dia que você, com o mesmo nome e possuía gostos parecidos com os seus, dá um calafrio na espinha. E um calorzinho no coração!
E Caroline Herschel foi uma mulher especial. Ela foi a primeira mulher a receber remuneração por seu trabalho no ramo da ciência.
Caroline trabalha com astronomia, e foi também a primeira mulher a descobrir um cometa. Aliás, um não. Oito. E também descobriu uma galáxia. E catalogou um monte de estrelas.
E ganhou vários prêmios de Associações de astronomia de sua época.
Caroline Lucretia Herschel nasceu e morreu (com 98 anos!) em Hanôver (Alemanha), mas passou parte de sua vida na Inglaterra. Em Bath (cenário de várias novelas da Jane Austen).
Quando jovem, Caroline foi cantora, acompanhando seu irmão que tocava órgão e era professor de música. Mais tarde, ambos seguiram carreira na astronomia.
Atualmente, em Bath, existe o Museu de Astronomia dos Herschel!
Bom gente, é isso!
Au revoir!